quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


O secretário-adjunto da Secretaria Geral da Presidência da República, Geraldo Magela, está em Belém para participar logo mais às 15h desta terça-feira, 29, da sessão especial sobre a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

Veja entrevista concedida à nossa assessoria de Comunicação do Mandato Adalberto Aguiar:

 Qual a importância da discussão sobre municipalização dos ODM para o município de Belém?

Os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) são uma plataforma de desenvolvimento definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para buscar resolver problemas mundiais que afetavam diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Foi ai que nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu oito iniciativas para tornar o mundo melhor e mais justo: Acabar com a Fome e a Miséria; Educação Básica de Qualidade para Todos; Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a Saúde das Gestantes; Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças; Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Cerca de 200 países aderiram, inclusive o Brasil. Notamos que o Brasil está bem no geral, mas se fomos ver os municípios, temos alguns bolsões que ainda apresentam indicadores desfavoráveis. A municipalização vem neste sentido, de focar no município para diminuir essa desigualdade.

 Os municípios estão conseguindo realizar esse processo de municipalização dos ODM?

Nós temos diversos, cidade de Paulista, na Paraíba, Pombal, Santos, Belo Horizonte. Em Belém é a primeira discussão. Mas nos enche de esperança, pois vamos focar nos indicadores aqui de Belém, na área de violência contra mulher, pobreza, saúde.

Em relação ao prêmio ODM Brasil, que está na quarta edição, temos premiados aqui do Pará?

Nesta quarta edição, temos 46 inscritos no Pará, 20 prefeituras e 26 ONG’s. E já premiamos aqui no Pará. Na primeira edição do prêmio, foi premiado o projeto chamado Cura Ecológica, da Associação Intercomunitária, da localidade de Piquiatuba, que fica à margem direita do rio Tapajós. No segundo prêmio, foi contemplada a Escola Ananin, ligada à prefeitura de Ananindeua. Na terceira edição do prêmio, um projeto de cultivo do cacau, de Novo Repartimento, também foi contemplado.

Qual a importância do Mandato Adalberto Aguiar na viabilização desse debate?

O pode legislativo tem um papel fundamental, influencia no orçamento, na aplicação das verbas públicas. Se esse orçamento for focado para essa plataforma que é mundial. O vereador está de parabéns pois essa iniciativa de realizar sessão especial mobiliza não apenas o poder executivo e legislativo, mas a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.