terça-feira, 8 de novembro de 2011

Audiência pública: Porto do Açaí será revitalizado


O Porto do Açaí não será retirado com o Portal da Amazônia, principalmente na primeira parte do projeto que encerrará na rua dos Mundurucus. Foi o que garantiu o representante da Secretaria de Municipal de Urbanismo (Seurb), Fabiano Coutinho Jorge, durante a audiência pública realizada na tarde de ontem no Palácio dos Bares para falar sobre o destino do Porto do Açaí, localizado na Fernando Guilhon, e sobre a qualidade e armazenamento do produto. Fabiano Coutinho ainda garantiu que a 2ª etapa do Portal da Amazônia prevê a revitalização do Porto.

"Estava previsto que o portal iria começar no Arsenal e se estender até a Fernando Guilhon. Entretanto o recurso não foi suficiente e ficou acertado que a obra da primeira etapa da obra iria até a Mundurucus. Agora vamos fazer uma reunião para definir como será o procedimento para a segunda etapa. O secretário garantiu que a segunda etapa não vai prejudicar o porto, mas sim beneficiará. Será feita a revitalização do espaço", afirmou o representante da Seurb. 

A audiência foi marcada pelo vereador Adalberto Aguiar (PT) e contou com a presença do promotor de Direito do Consumidor, Marco Aurélio Nascimento, com representantes das Secretarias Municipais de Educação, Estadual e Municipal de Saúde, Associação de Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel) e Associação dos Trabalhadores do Porto.

O promotor Marco Aurélio lembrou que o poder público precisa estar mais presente no trabalho de fiscalização dos fornecedores de açaí para a região. "São três medidas que resolveriam muitos problemas. O açaí é transportado em locais sem qualquer higiene, junto com galinha, pato, não tem a separação", afirmou. Para ele, é necessário que o governo crie um lugar onde fique toda a produção de açaí. A sugestão dos batedores do açaí é que esse espaço sugerido pelo promotor seja no antigo Pará Clube ou no terreno da Ctbel. O motivo é que o porto ficaria no local onde há maior consumo do açaí, no Jurunas e Guamá.

 (Fonte: ORM)

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.