terça-feira, 22 de novembro de 2011

Consciência negra: PT na luta pela igualdade racial



Estamos na Semana da Consciência Negra, período para reflexões sobre a importância da luta conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

O Dia Nacional da Consciência Negra transcorreu no domingo, 20, data alusiva à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa. Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Apesar de a maioria populacional do Brasil, segundo o Censo 2010, ser formada por negros, a representação na política do Brasil ainda é pequena. No Congresso Nacional, por exemplo, existem 220 deputados e quatro senadores são negros. O partido que tem maioria entre esses 220, é o PT, é claro, afinal nosso partido é o que mais representa o povo brasileiro.

Dos 29 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 11 tem em sua organização secretaria voltada às questões do negro, entre essas legendas, está o PT.

Portanto, a luta pela igualdade racial, bem como em defesa dos direitos da mulher, defesa da criança, contra a miséria, pela saúde, educação, distribuição de renda e por um Brasil com igualdade de oportunidades, conta com a participação do Partido dos Trabalhadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.