terça-feira, 24 de maio de 2011

Trabalhadores da Cosanpa deliberam greve a partir de 31 de maio


Na manhã da segunda-feira, 23, os empregados da Cosanpa decidiram em assembléia fazer greve a partir da zero hora do dia 31 de maio. A greve será em protesto contra a tentativa da direção da Cosanpa de retirar direitos históricos desta categoria da qual já fiz parte, quando fui trabalhador da Celpa e integrava a direção do Sindicato dos Urbanitários do Pará.
A prática mostrada na mesa de negociação contraria o discurso do governador Simão Jatene de que sua administração prioriza o social. A comissão da empresa disse ao Sindicato que quer retirar direitos dos trabalhadores, como:
Reduzir o período de Licença Maternidade de 180 para 120 dias, vejam que retrocesso! Isso porque pela primeira vez a Cosanpa possui duas diretoras do gênero feminino.
Vejam que até a Celpa, que está privatizada, concede Licença Maternidade de  180 dias às suas empregadas. A assessoria jurídica da Cosanpa disse não reconhecer a estabilidade conferida por lei aos delegados sindicais. Vejam só, uma demonstração clara de falta de respeito aos trabalhadores.
E mais, propôs à comissão de negociação do Sindicato dos Urbanitários um prazo de um ano para a realização de concurso público, mas soltou informativo interno dizendo que pretende fazer o concurso em outubro. Ora, o que é isso? Propaganda enganosa? Quer dizer, divulga a realização de concurso para este ano, mas na realidade vai fazer só ano que vem?
Diante da possibilidade de greve, a comissão da empresa decidiu fazer um esforço concentrado e reunir de terça-feira, dia 24 até sábado, para tentar agilizar as negociações.
Estamos acompanhando e apoiando a luta dos urbanitários pela manutenção das conquistas e avanço nas negociações. Além do reajuste salarial, a categoria reivindica reajuste do tíquete e aumento real, entre outras propostas.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.