segunda-feira, 30 de maio de 2011

José Dirceu fala de reforma política em Belém




Financiamento público de campanha, coligação proporcional, fidelidade partidária, voto proporcional, aumento da cota de participação feminina para 50% são alguns dos pontos defendidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no projeto de reforma política que tramita no Congresso Nacional e que foi tema da palestra do ex-ministro José Dirceu, em Belém, na noite da sexta-feira, 27 de maio, no hotel Sagres. 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), vereador Adalberto Aguiar (PT) prestigiou o evento.


Segundo José Dirceu, devido o tema ser extremamente polêmico, dificilmente esse projeto entrará em pauta este ano. Ou seja, não há tempo hábil para que os novos pontos da reforma política sejam aplicados às eleições de 2012. Dirceu afirmou que a reforma interessa e beneficia o PT e demais partidos de esquerda, sobretudo no que se refere ao financiamento de público de campanha.


“No sistema atual, de financiamento privado de campanha, o poder econômico é decisivo. Atualmente, 257 deputados federais são empresários”, diz José Dirceu. Outra polêmica é quanto à reeleição. 


Dirceu informou que os partidos da direita querem aumentar o mandato de quatro para cinco anos e acabar com a reeleição. 

Na avaliação do ex-ministro, a intenção é atingir o atual governo federal, ou seja, uma tentativa de impedir uma possível reeleição da presidenta Dilma Rousseff. “Eles aprovaram a reeleição durante o ciclo deles e agora querem nos atingir”.


Para Adalberto Aguiar, o mais importante dessa reforma é a possibilidade de redemocratizar não somente o processo eleitoral, mas o Estado Nação.

“O PT é um dos responsáveis pela democratização política do Brasil, alguns anos antes, era impensável termos trabalhadores legislando ou um operário na presidência do País, por isso temos que lutar para ter na reforma política os pontos defendidos pelo nosso partido”.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.