quinta-feira, 24 de março de 2011

Sessão Especial sobre o defeso do açai

Dia 24 de março, o Vereador Adalberto Aguiar realizou uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Belém para discutir o defeso do açai. O vereador propôs para o Governo Federal uma compensação para esses trabalhadores no período da entressafra, haja vista que eles ficam sem renda. E ainda discutir, também, a situação dos consumidores que pagam tão caro pelo produto.

Estiveram presentes diversos batedores do produto representante da associação de manipuladores, representantes dos Governo Estadual,Municipal e Federal. A sessão discutiu a questão de Belém é uma cidade que, de certa forma, vive em função do açaí. Sua feiras, seus supermercados e demais espaços de comercialização de produtos não são os mesmos sem a presença deste produto. Acontece que, de algum tempo para cá, tem ficado cada vez mais difícil comprar açaí como antigamente. Seu consumo se popularizou pelo Brasil e pelo mundo. Por este motivo, o açaí fica distante das mesas das camadas mais humildes do povo de Belém. E a situação fica ainda mais agravada quando não está na época de colheita, quando seus preços praticamente triplicam, aumentando ainda mais a dificuldade daqueles que sempre tiveram o açaí como principal fonte de nutrição.
Ficou claro que a situação dos batedores também não é simples, pois estes quando não conseguem comprar o produto por preços acessíveis, o consumo naturalmente diminui, reduzindo drasticamente sua renda mensal. Portanto, da mesma forma, como os pescadores têm durante o período de reprodução dos peixes o seguro defeso.Todos os presentes agradeceram o mandato de Adalberto Aguiar pela iniciativa para aqueles que fazem parte da cadeia produtiva do açaí.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.