quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parabéns aos companheiros do Correios pela disposição de luta



Parabenizo os companheiros dos Correios pela disposição de luta nesta data-base, pelos 28 dias de greve que resultou em reajuste salarial e aumento real nos salários. Mas também gostaria de lamentar a atitude equivocada do Judiciário que acabou penalizando a categoria determinando desconto de sete dos 28 dias parados.

Avaliamos que o Tribunal Superior do Trabalho poderia ter buscando formas alternativas, como a compensação das horas, evitando o desconto nos salários, visto que vivemos tempo de consolidação da democracia em nosso País e não é justo castigar trabalhadores por fazerem greve.

Infelizmente, nos tempos atuais, em que se vive uma crise econômica mundial, existe grave crise de emprego, com precarização de salários e demais condições de trabalho. Essa conjuntura resulta no enfraquecimento da luta sindical e organização das categorias de trabalhadores, impõe imensa dificuldade de mobilização.

Mas ainda assim, a categoria dos Correios foi para o enfrentamento mostrando sua força e organização. O reajuste salarial fixado pelo TST foi de 6,87%, retroativo a 1º de agosto, além de aumento real de R$ 80,00 com validade a partir de 1º de outubro. Os índices já faziam parte da proposta negociada entre Correios e sindicato.

As cerca de 185 milhões de correspondências que ficaram represadas devido a greve, em todo o país, hoje começaram a ser entregues. A previsão é que, retomado o trabalho na empresa, elas sejam normalizadas dentro de uma semana.

Temos ligação estreita com a categoria dos Correios. Em 2003, no nosso primeiro mandato de vereador, conseguimos liminar garantindo a gratuidade dos carteiros no transporte coletivo. Na época lutamos junto com o então presidente do Sindicato dos Correios, Célio Milhomem. Tenho atuação sindical, fui dirigente dos Urbanitários, quando eu era da Celpa. Só com luta o trabalhador consegue avançar em seus direitos. Contem com a gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.