terça-feira, 27 de setembro de 2011

Governo do Pará pague o piso dos professores

Quero manifestar meu repúdio à falta de compromisso do governo do Pará em relação à Educação no nosso Estado. Milhares de alunos estão sem aula desde ontem por conta de um acordo descumprido por parte do governo. O acordo era de que tão logo fosse publicado o acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) contrário à tentativa do governo do Pará de não implementar o piso nacional aos docentes, o governo iria pagar a integralidade do valor do piso, R$ 1.187,97.


Mas parece que o governo não contava com a agilidade da Justiça nessa questão e agora contrapõe com a tentativa de pagar somente 30% da diferença para alcançar o piso, o que significa somente cerca de R$ 25,00 nos salários, valor irrisório frente à importância dessa categoria de trabalhadores.

Os trabalhadores reagiram. E é claro, não aceitaram essa proposta, que é no mínimo indigna. A resposta é a greve. A tendência é que mais escolas venham a aderir ao movimento, à medida que irão realizando provas pendentes.

O piso da categoria foi estabelecido em 2008 pelo presidente Lula através da Lei 11.738, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Ocorre que nove estados, entre eles, o governo do Pará, ingressaram na Justiça tentando não cumprir essa lei. Mas o STF negou recurso aos estados e determinou o pagamento imediato do piso. Avaliamos que o cumprimento dessa lei é o mínimo que o governo pode fazer por esses tão valorosos professores que suam a camisa no dia a dia para contribuir para um futuro melhor não apenas dos nossos alunos, mas do nosso Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.