terça-feira, 19 de abril de 2011

Adalberto Aguiar cobra campanha de prevenção à obesidade


O vice-presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Adalberto Aguiar vai enviar ofício solicitando reunião com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, para cobrar a implementação de campanha de esclarecimento à população sobre os riscos da obesidade. A campanha, prevista na lei 8690/09, de autoria de Adalberto Aguiar, determina que a Prefeitura de Belém implemente política de esclarecimento à população sobre hábitos alimentares saudáveis e riscos decorrentes do sedentarismo.

Para o vereador Adalberto Aguiar, o aumento de obesos na cidade de Belém detectado na pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde deve ser considerado pela PMB como problema de saúde pública. Por isso, deve recomendar e possibilitar a realização de exames periódicos como fator de prevenção de doenças como hipertensão arterial e diabetes.
 Pesquisa do Ministério da Saúde
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada hoje na imprensa local, 46% das pessoas residentes em Belém estão acima do peso e 21% desses admitem consumir bebida alcoólica em excesso. Cinco anos atrás esses números eram de 39,5% e 16,8%. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais do País.
No Brasil, a média de pessoas com sobrepeso no ano passado foi de 48%, sendo Rio Branco (AC), a capital com a maior proporção de habitantes fora do peso ideal (55%), e Palmas (TO), com a menor média (37%). Entre os entrevistados que responderam terem consumido abusivamente álcool nos últimos trinta dias, Recife aparece em primeiro, com 25% da sua população, e Curitiba, com o menor índice: 13%. Em todo o Brasil, a média foi de 18%.

Pela pesquisa, também aumentou a faixa de adultos com obesidade na capital paraense. Em 2006, o Vigitel apontou 13,1% de moradores nessas condições, enquanto no ano passado foram identificados 15%. A média é idêntica a marca nacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.