quinta-feira, 17 de junho de 2010

Maior biblioteca do Estado do Pará amarga abandono


Foi noticiado nesta semana no Jornal Diário do Pará com a manchete “Leitura entregue as traças”, uma reportagem a respeito da Biblioteca Arthur Vianna e o abandono em que a mesma está. A biblioteca é a maior do Estado.

Para estudantes, professores e mesmo para leitores informais, a biblioteca ainda representa uma fonte de pesquisa. Mesmo com o avanço da Internet e a facilidade de pesquisar conteúdos on line, a leitura e as fontes impressas como os livros, revistas e jornais ainda são relevantes para diversas pesquisas.

O que preocupa leitores e a própria coordenação da biblioteca é a desatualização do acervo. Não há renovação do acervo e nem campanhas pontuais de incentivo a leitura, garante a gerente Ruth Vasconcelos.

Há dez anos, o público freqüentador da biblioteca era maior. Para parlamentares como o Vereador Adalberto Aguiar que esta engajado na luta pela educação, isso representa um problema que precisa ser resolvido. O Pará é o estado com maior número de municípios sem bibliotecas.

O Governo do Estado, a cada dia luta para sanar problemas como este. “a educação é precária em todo o Brasil, mas ações como inaugurações de escolas, infocentros e revitalizações de bibliotecas é um dos focos do governo de Ana Júlia” ,pontuou o vereador.

Em Belém só existem duas bibliotecas públicas: A biblioteca Arthur Vianna no Centur e a Biblioteca Municipal Avertano Rocha, na orla de Icoaraci.

“Quando se trata de oportunidade ao conhecimento, acesso a leitura e oportunidade de conhecer outros universos através dos livros, é um problema que buscaremos a solução. Educação em nosso país é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, instruída, através dela é possível erradicar a violência e a disparidade social”, finalizou Adalberto.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Desenvolvido por Fernando Marcos - ( 91) 8817 - 0601 / 8133 - 0709. Tecnologia do Blogger.